Olá pessoal, tudo bem com vocês? Espero que esteja tudo ótimo!
Sabemos que o tecido é tão importante quanto a modelagem na hora de escolhermos as roupas que tem melhor caimento em nosso corpo. Mas quem aí nunca ficou em dúvida sobre a qualidade da composição do tecido, ainda mais quando a compra é online?
A boa matéria-prima pode ser um fator decisivo na durabilidade da peça, ajuste no corpo e estética mais refinada ou não do outfit. Por exemplo: o estilo Old Money que presa por produções mais clássicas e polidas, vai na contramão dos tecidos sintéticos que, geralmente, tem pouca durabilidade e aspecto inferior em comparação aos tecidos naturais. Então, além de saber escolher o modelo que te valoriza, você também precisa entender o tecido que mais valoriza a peça e melhor se encaixa no seu estilo.
É por essa e outras que o post de hoje é sobre esta parte imprescindível dos nossos looks, para que você aprenda a escolher o melhor tecido para as suas roupas.
Sintéticos X Naturais
Para começar, temos dois tipos de tecidos: os sintéticos e os naturais.
Basicamente, os sintéticos são produzidos de forma artificial com elementos como: plástico, acrílico, produtos químicos, entre outros. São produzidos em larga escala e comumente são mais baratos.
Já os naturais são confeccionados com fibras que tem origem animal ou vegetal e, normalmente, tem o custo mais alto.
Mas agora vamos nos aprofundar mais nestas duas classificações e entender os diversos tipos dentro de cada uma.
Tecidos Sintéticos
Dentre os classificados como tecidos sintéticos estão o poliéster, elastano, acrílico, cetim, viscose, gabardine, microfibra, acetato e lycra.
Vantagens: Não amassam com facilidade, logo não precisam ser passados com frequência. Tem o preço mais acessível, são ótimos para o inverno, muitos esticam facilmente e não exigem tantos cuidados para lavar.
Desvantagens: Tem aspecto plástico e brilhante, não facilitam a transpiração, o que torna estes tecidos pouco agradáveis nos dias quentes. Também é preciso atenção para as peças que precisarem ser passadas porque, materiais sintéticos são mais sensíveis ao calor.
Tecidos Naturais
Os tecidos dentro da classificação natural são o algodão, seda, lã, linho, cânhamo e cashmere.
Vantagens: Alta durabilidade, leveza e frescor (por favorecerem a circulação de ar), tem aspecto refinado e são ótimos para o verão. A lã e o cashmere são perfeitos para o inverno, unindo isolamento térmico à facilidade de transpiração.
Desvantagens: Valor elevado, exigem mais cuidados na lavagem e amassam com facilidade.
Reprodução: Pinterest
Dicas
Sendo assim, vamos à algumas dicas que vão facilitar na compra certeira de suas roupas:
1° Leia sempre a etiqueta ou a descrição da composição da peça (caso esteja comprando online) antes de finalizar a compra;
2° Caso não possa investir em roupas com tecidos naturais, busque itens que tenham um mix na composição, como: 50% algodão 50% poliéster. Sempre preferindo produtos com maior porcentagem natural;
3° Não se engane com o preço! Por vezes roupas de marca são confeccionadas com matérias sintéticas e outras mais populares são feitas com fibras naturais. Então pense no custo-beneficio, vale a pena pagar caro só pela marca? Ou em outros casos, vale a pena pagar super barato em peças sintéticas?;
4° Lojas como a C&A, Hering e Riachuelo oferecem peças 100% algodão com qualidade e ótimo custo-beneficio. Já lojas como a Shein, apesar de terem muitos itens sintéticos e chamarem a atenção pelo preço baixo, também oferecem roupas de fibra natural, mas o custo se assemelha ao de lojas como as citadas acima;
5° Prefira ter poucas peças com qualidade, do que ter grandes quantidades de itens com categoria inferior.
***
E aí pessoal, já estão prontos para as próximas compras ou ficaram com mais dúvidas sobre tecidos? Deixem opiniões e sugestões para próximos posts nos comentários, adoro saber mais de vocês. 😉
Vejam:
Dicionário Fashion #Atualizado
Espero que o post tenha ajudado!